EDITAL 2015.2 – “II CICLO DE MENTORIA E COACHING EMPREENDEDOR”

EDITAL 2015.2 – “II CICLO DE MENTORIA E COACHING EMPREENDEDOR”

“ Todo e qualquer novo negócio, ideia ou conceito de startup, vem acompanhado de muito sonho, aventura e um desejo forte de independência, realização e até glamour. Para tristeza de todos, pouquíssimos conseguem  transpor os obstáculos e alcançar as metas, que deixam agora de ser sonho e trazem  consigo toda a responsabilidade pertinente. Estamos aqui para “agregar valor aos novos negócios, ideias e conceitos”, trazendo pessoas e seus projetos para o mercado, transformando-os em negócios reais, tangíveis e rentáveis, viáveis e sustentáveis, para quem tem fibra, garra, amor, responsabilidade e o comprometimento necessário para tal. Não fazemos truques de mágica nem temos a fórmula do sucesso. Sabemos sim, o caminho e o trabalho a ser executado para alicerçar e alavancar pessoas e seus empreendimentos ao sucesso. Estamos aqui como aliados e parceiros sérios, para trabalhar com afinco, cumprir objetivos de vida, realizar e rentabilizar. O resto não tem muita importância ”. 

Prof. Ms. Coach Marcelo Antonio Homem de Mello

CEO & Founder Programa de Desenvolvimento Empreendedor – PDE

TUDO EMPREENDEDOR / WWW.TUDOE.COM.BR

Este EDITAL ABERTO E PÚBLICO, regional – para atender novos negócios e startups de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Nordeste em geral; tem validade da data de publicação até 23 de setembro de 2015, oportunidade que estaremos escolhendo os 20 melhores empreendedores e seus projetos para iniciar o II CICLO DE MENTORIA E COACHING TUDO EMPREENDEDOR para incentivo e financiamento.

LINK PARA INSCRIÇÃO NO FINAL DA PÁGINA

LER ATENTAMENTE TODO O EDITAL, ENTENDER AS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

O CICLO trabalha presencialmente e à distância (EAD), orientando, adicionando expertises, reciclando conhecimentos, aprimorando estratégias e planos de negócio, marketing, comunicação e pessoas. Empreendedores percorrem pedagogicamente todos os níveis do processo empreendedor: Da concepção, ao desenvolvimento do plano de negócios, prototipação, testagem e investimento de expertises que são implementadas e revitalizadas. Colocamos “ferramentas” de inestimável utilidade ao alcance do empreendedor que, além de ampliar seus horizontes e conhecimentos, habilitam-no para os desafios diários de encontrar o caminho, a motivação e a autogestão. Fazemos com que o empreendedor desenvolva consciência e consistência. Adquira fé no seu próprio negócio, fator de vital importância para negociações vindouras com público interno e externo, todos os stakeholder e shareholders envolvidos em seu negócio ou propósito de vida.

OBJETIVO PRINCIPAL: Preparar pessoas e seus negócios (ideias, conceitos, negócios semente ou negócios já consolidados, startups); eliminar lacunas organizacionais e de gestão de pessoas; implementar conhecimento na multidisciplinaridade que envolve empreender de forma assertiva, minimizando perdas e impactos negativos, na busca de melhores EDITAIS e PROCESSOS de incubação, aceleração de startups e novos negócios. Obtenção de “score diferenciado”, para grau de investimento e aporte de capital.

COMO ISSO ACONTECE? Quem submete seus projetos conosco e é considerado minimamente viável, interessante e com potencial para ser alavancado, acelerado; passa por processo pedagógico. Na sequencia, um seleto grupo de mentores e coaches faz uma avaliação, que se soma às pontuações obtidas ao longo do processo de qualificação ou requalificação, que por sua vez, gera um score final. Posicionando o empreendedor e seu negócio em zonas de maturidade, aonde a zona de maior destaque, maior pontuação, é a “Joia da Coroa”. Esta etapa serve como um “pré-vestibular” preparatório para quem deseja empreender ou já empreende com mediano sucesso ou ainda quem já empreende com sucesso, mas pretende alçar novos voos e alcançar novos e mais estimulantes mercados.

NA PRÁTICA, Identificamos pessoas e projetos com potencial de sucesso, cadastramos, selecionamos, qualificamos ou requalificamos seus novos negócios por meio de pedagogia multidisciplinar própria. Fazendo com que o empreendedor e seu negócio, obtenham score para grau de investimento e por fim, corretarmos diretamente, apresentando os melhores projetos aos fundos de investimento.

SELEÇÃO – Serão selecionados até  20 (vinte) negócios que atendam cinco (05) pré-requisitos:

1 – Que de fato sejam projetos de relevante conteúdo social, onde solucionem ou proponham soluções viáveis para problemas da sociedade como um todo e não necessariamente tenham viés de tecnologia de informação (TI). Podem ser oriundos de qualquer segmento de mercado (Indústria, Comércio ou Prestação de Serviços);

2 – Possuam ou possibilitem a construção conjunta de modelo de negócio robusto, plano de negócios eficiente e sustentável. Tenha ou venha a desenvolver uma boa “tração”;

3 – Apresentem grau elevado e substancial de inovação;

4 – Possuam liderança sólida, almejem construir ou já possuam um time de trabalho consistente e com expertises que se “afinem”. Interesses alinhados com a proposta de trabalho, projeto ou startup;

5 – Possuam ou venham a possuir elevado Grau de Escalabilidade, multiplicação e alcance além de fronteiras ou bases locais de atuação.

QUALIFICAÇÃO e TIPIFICAÇÃO atendendo as exigências de SELEÇÃO, CONDIÇÕES E CRITÉRIOS, empreendedores e seus novos negócios podem submeter-se ao processo. Para facilitar leitura, mentoria e coaching, agruparemos os interessados por classe de maturidade em três (03) níveis independentemente de segmento de atuação no mercado e de propósito. Sendo eles:

  1. NOVO NEGÓCIO – STARTUP SEMENTE OU IDEAÇÃO – É o primeiro nível de um negócio novo ou startup que busca encontrar um caminho para o sucesso e a realização. Ainda está no campo das ideias, é um projeto ou nem isso ainda. Pode ser apenas um conceito para se discutir e pensar. Está basicamente no campo das hipóteses. Contudo, reconhecidamente identificou alguma oportunidade de mercado e/ou demanda específica. Imagina que pode solucionar algum problema da sociedade, sobretudo que alguém se disporia a pagar pela sua solução. A constatação de uma necessidade social e mercadológica tem, obrigatoriamente, de ser algo tangível. Que se possa comercializar, criar, conceber em forma de protótipo inicial, testar e aprovar, melhorar e implementar; e eventualmente colocar no mercado. Seu maior ganho no CICLO E MENTORIA E COACHING TUDO EMPREENDEDOR é encontrar o caminho! Validar o conceito, buscar “tração”, reconhecer aplicabilidade de sua ideia ou conceito, medir o grau de inovação. Checar se realmente faz sentido investir recursos e energia no projeto. Busca feedback assertivo e aplicado. Se for positivo, tende a evoluir rapidamente para STARTUP LAB, constituir personalidade jurídica, ou desistir. Isso mesmo, abandonar imediatamente para evitar maiores perdas, caso o feedback seja negativo. Há ainda, a possibilidade de “pivoteamento”, mudança de rumo ou propósito do negócio para um outro. Que some e implemente, torne viável e tenha realmente tração necessária para transformar-se em algo um dia. Minimizar perdas pode ser mais interessante que concretizar um negócio neste momento. Conhecer novas oportunidades, pessoas e conceitos é o maior ganho neste nível de maturidade, passando a entender que o seu sonho tem de ser sonho de muitos antes de se concretizar.
  1. STARTUP LAB – Já tem formatação, equipe primária, estrutura básica e conceito bem definido. Pode ou não possuir personalidade jurídica, CNPJ. Tem tração básica bem estabelecida. Necessita agora entender o mundo das startups, um estudo mais aprofundado de target e um plano de negócios mais apurado. Mínimo Produto Viável (MVP), pronto ou em condições avançadas de finalização, prototipação. Validando ou a ser validado, já na busca de parceiros de negócios e pronta ou quase pronta para ir ao mercado, desenvolvimento e operacionalização. Vai exercitar e aprimorar seu modelo de negócios, checar seu plano de marketing e mídia, checar a gestão de qualificação de pessoas. Seu maior ganho no CICLO DE MENTORIA E COACHING TUDO EMPREEENDEDOR é a correção de lacunas e a busca de uma validação, por intermédio de mentoria ou coaching avançado de negócios. O feedback, baseado nos critérios de inovação, usabilidade e aplicabilidade; aprimora e compõe o estratégico, o tático e o operacional do negócio. Recompensa ou retorno de investimento, por parte do proponente, restringe-se a um relatório de dados, seu status core; avaliação de entrevista pessoal do proponente e mais uma palestra, mesa redonda, para discussão de seu projeto com nossos consultores. Deve buscar evoluir para STARTUP CONSOLIDADA. Tem oportunidade e condições para tornar-se “joia da Coroa”, ser corretada e buscar investimento.
  1. STARTUP CONSOLIDADA – Já é um negócio “consolidado”, por definição. Possui tração sólida. Apresenta posicionamento claro, definido e já esta faturando, emitindo nota fiscal; possui clientes. Contudo, falta algo ou necessita de aprimorar algum setor, ser reposicionada no mercado, ampliar ou modificar nicho de atuação. Pode ainda, estar necessitando rever ou aprimorar gestão ou governança corporativa. Com pequenas lacunas corrigidas ou implementadas, transforma-se em “JÓIA DA COROA”, posição “SCORE PREMIUM” dentro do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDOR – PDE / TUDO E, podendo ser colocada imediatamente para novas oportunidades e investimento. CORRETAGEM direta pelos executivos do PDE. Apresentação aos investidores anjo ou fundos de investimento. Melhoria de processos é seu maior ganho no CICLO DE MENORIA E COACHING, junto com o aprofundamento do plano de negócios, desenvolvimento de inteligência estratégica e tática; afinação em seu modo de operação, linguagem e critérios de negócio. Ter feedback é importante, mas a ação é ainda mais. Vem em busca de estratégias de ação, melhorar sua apresentação e seu core business.

 

CONDIÇÕES E CRITÉRIOS – Estaremos selecionando projetos nos seguintes termos

1 – RELEVÂNCIA: Que de fato sejam relevantes, aplicáveis para a sociedade de uma forma geral;

2 – SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA: A solidez da ideia e do plano de negócios, incluindo a sua sustentabilidade financeira;

3 – INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE: Grau de inovação;

4 – LIDERANÇA E TIME: O empreendedor ou grupo de empreendedores que estarão à frente do negócio;

5 – ESCALABILIDADE: Grau de Escalabilidade, capacidade de crescer, expandir, multiplicar-se conhecendo bem o mercado e mantendo os custos da operação equilibrados, e sem crescer exponencialmente com a expansão.

PODEM CANDIDATAR-SE: conforme QUALIFICAÇÃO E TIPIFICAÇÃO, SELEÇÃO e atendendo às exigências de CONDIÇÕES E CRITÉRIOS, empreendedores e seus negócios (startups), em uma ou NO MÁXIMO DUAS das seguintes áreas:

– Educação

– Saúde

– Negócios Sociais

– Economia Criativa

– Tecnologia da Informação

– Cidades Inteligentes

A inscrição deverá ser feita individualmente, não podendo haver mais de uma inscrição por CNPJ ou CPF.

– As inscrições para o II CICLO DE MENTORIA E COACHING TUDO EMPREENDEDOR inicia-se no dia 09 de setembro de 2015 e serão encerradas no dia 23 de setembro de 2015 às 0h.

– INVESTIMENTO: Taxa única de submissão/candidatura por projeto é de R$ 500,00 (quinhentos reais). Tal investimento, faculta a 01 (um) integrante por projeto, o LÍDER que participará do CICLO completo, por um período aproximado de três meses. Caso seja de interesse que mais de um integrante participe do CICLO além do LÍDER, acrescentar para cada integrante extra o valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Tal arrecadação justifica-se, uma vez que não há nenhum outro valor de investimento por parte do empreendedor e seu projeto, durante os três meses, até o final do CICLO DE MENTORIA. Após preenchimento do formulário completo, será enviado ao Responsável Legal pelo projeto, o boleto de cobrança do valor em questão e que deve ser mantido em poder do Responsável Legal e apresentado no Pitch Camp inicial.

AVISO 1 – Cabe neste momento relembrar: O CICLO leva aproximadamente três meses, conforme cronograma pré-estabelecido e reconhecido pelos participantes no ato de sua inscrição. Há pontuação por etapa, tanto para o projeto quanto para seu LÍDER. Integrantes extras do time, não pontuam ou interferem, no score obtido pelo projeto. Pontuação, que lhe dá grau de investimento, possibilitando ou não a corretagem direta para fundos de investimento ou anjos. Independentemente do score alcançado, todos os projetos passam a integrar nossos bancos de dados, ficando disponíveis para próximas etapas e CICLOS, como também para investidores e interessados em soluções criativas e inovadoras que podem ser aceleradas e incubadas em futuro próximo.

AVISO 2 – Validar sua ideia, conceito ou projeto com o PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDOR – PDE / TUDO E, implica-nos em proteger toda a informação que nos é ofertada, submetida, dentro do Termo de Sigilo e Responsabilidade Compartilhada. Resumindo, “SEUS DADOS ESTÃO PROTEGIDOS CONOSCO” SEGUINDO CRITÉRIOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, CONFORME LEI © Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC) Decreto-Lei n.º 63/85, Lei n.º 45/85, Lei n.º 114/91, Decreto-Lei n.º 332/9 e Decreto-Lei n.º 334/97. Pelo simples ato de submissão ao EDITAL, fica entendido que não disponibilizaremos nenhum dado sem autorização prévia do ofertante empreendedor.

LINK PARA SUBMISSÃO E INSCRIÇÃO NO EDITAL

CLIQUE AQUI!

Cronograma de Atividades e Acontecimentos

09 a 23/set – Edital aberto para inscrições de novos projetos para ciclo 2015.2;
26/set – Divulgação dos selecionados;
03/out – Pitch Camp / START POINT (9h às 12h e 14h às 17h) – Primeira reunião com projetos selecionados: Apresentação dos conteúdos, primeiros passos para validar um negócio, apresentação coletiva dos projetos pré-selecionados para esta etapa;
07/out – Capacitação EAD Introdutória (20h às 22h) – Gestão de pessoas e formação e motivação de Team Building;
10/out – Capacitação EAD (15h às 18h) – Liderança e seus modelos. Modelagem de negócios com Canvas, Planejamento Estratégico e Marketing;
14/out – Webnário sobre Liderança e Finanças com especialista (20h às 22h);
17/out – Happy Working Hours – HWH e 1ª Data de Corte (15h às 18h) – Mentoria e Coaching presencial. Pesquisa de mercado. Empoderamento de Equipes e Líderes;
18/out a 30/out – Fase de Testes, Prototipagem, MVP, validação/agendamento com equipes de projeto;
31/out – Happy Working Hours – HWH (15h às 18h) – Mentoria SEBRAE presencial. Legislação e enquadramento social e societário. Entrega dos planos de negócios, canvas, planejamento estratégico e marketing reformulados;
07/nov – Happy Working Hours – HWH (15h às 18h) – Comunicação, Marketing e Mídia Digital;
11/nov – Webnário sobre Mídias e Negócios Digitais com especialista (20h às 22h);
14/nov – Workshop sobre Pitch (15h às 18h) – Mentoria e Coaching presencial;
18/nov – Capacitação EAD (20h às 22h) – Introdução a obtenção de recursos, Financiamentos, Editais, Anjos, Venture Capital e Crowdfunding;
23 a 28/nov – Participação e Apresentação/Pitch dos projetos durante a Semana Tudo Empreendedor;
12/dez – Pré-Pitch (13h às 18h) – BAT (Bateria de Avaliações e Testes) e Funil de Capacitação;
13/dez – Pré-Pitch II (9h às 12h) – Correção e pré-avaliação de negócios e MVP;
19/dez – TUDO EXPLODE – Demo Day / RODADA DE NEGÓCIOS (9h30 às 16h30);
23/dez – Divulgação de qualificação e premiação das melhores por trilha.

OBS: O não comparecimento em duas das datas acima, SEM DEVIDA COMPROVAÇÃO de motivos de causa maior, pode desqualificar o empreendedor. Excluindo-o do programa, sem qualquer ressarcimento por parte do PDE e TUDOE.

1ª Data de Corte – Após o 1º HWH, o TUDOE decidirá quais empreendedores continuarão no programa ou não. Ao longo do processo, o TUDOE possui a prerrogativa de excluir do programa os empreendedores que julgar necessário, seja por comprometimento, performance, postura ou outra justa causa.

Programa – Serão 03 (três) meses intensos de capacitações práticas. Toda semana teremos atividades em EAD ou presencial em Recife, em lugar a ser oportunamente definido. Os encontros presenciais são de presença obrigatória, então programe-se com antecedência para tal.

No dia do START POINT, sentaremos com cada empreendedor/projeto selecionado para entender mais profundamente suas demandas e necessidades específicas. Por isso, se prepare para dedicação total durante o horário estabelecido para conversar com o time TUDOE. Além disso, definiremos desde a partida, quais serão as primeiras datas dos Check Points.

Ao longo do programa, cada startup terá interações durante a semana com os mentores e coaches TUDOE, para discussão das atividades em andamento.

LEGENDAS E SÍMBOLOS

Check Points – São momentos do empreendedor junto à liderança do TUDOE para discutir questões estratégicas e analisar as atividades realizadas até então. Check Points podem ser presenciais ou EAD, conforme agendamento e demanda.
OBS: Há atividades, lições de casa a apresentar nestes Check Points. Não entrega ou apresentação das tarefas e atividades por duas vezes seguidas, poderá desqualificar o empreendedor do programa. Por isso, é muito importante o seu comprometimento e dedicação para aproveitar ao máximo essa oportunidade única!

HWH ou Happy Working Hours – São momentos onde todos estaremos juntos para realizar trocas e discussões sobre as atividades realizadas ao longo das etapas anteriores – com uma bebida na mão, é claro! O clima é descontraído, mas a presença é obrigatória.

Demo Day – Como você sabe, nosso alvo é dar condições para que você desenvolva da melhor forma possível o seu negócio, ao longo dos 03 (três) meses, para que ao final de todo o processo, avaliemos o efetivo potencial do negócio. Demo Day é o marco de encerramento do Ciclo de Aceleração, onde avaliaremos o trabalho realizado ao longo do programa e indicaremos os projetos para o processo de pós-Aceleração.
Os melhores e mais destacados projetos em cada uma das trilhas, será apresentado para Fundos de Investimento e Investidores Anjo dentro de nosso círculo de networking. Não damos apoio financeiro no Ciclo, mas damos a oportunidade para que você receba algum tipo de investimento e financiamento ao final!
Assim sendo, comprometa-se em todo o processo, tenha disciplina e empenho, que as suas potencialidades serão colocadas no mercado, e seus sonhos podem se realizar!

Ponha muita energia física e mental no processo, organize-se.

OBS. 1 – Recomendamos que antes de iniciar o preenchimento, leia atentamente o formulário e veja se já possui em mãos, todas as informações que solicitamos, todo o conteúdo que irá necessitar para os campos obrigatórios.

OBS. 2 – Este formulário é pedagogicamente orientado de maneira a colher o que for de importante no seu negócio, projeto, ideia ou conceito; e certamente auxiliará quem preencher criteriosamente, com comprometimento, calma e paciência; a pensar seriamente, refletir sobre seu conteúdo, e eventualmente até a abandonar o projeto por reconhecer a baixa relevância do mesmo. Não tenha receio, preencha com verdade e critério; e certamente teremos algo a lhe agregar de positivo. Boa sorte e siga em frente!

“Há um tempo para pensar, reconhecer oportunidade e planejar seu futuro.

Certamente há um tempo em que realizar é necessário.”

– Amir Klynk

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com