Startups – DNA e Persona

Startups – DNA e Persona

Negócios nascentes, também conhecidos com startups, de forma geral são compostos por dois conjuntos críticos de competências características e transacionais; DNA e Persona.

Para entender DNA e Persona de startups, é necessário entender,  sobretudo reconhecer, que cada startup tem momentos diferentes, trajetórias diferentes, capital intelectual diferente, processos diferentes, segmento de atuação diferente, logística diferente, tudo diferente. Cada um é um, com DNA e Persona próprios, curva de aprendizagem distinta e processual.

DNA é tudo aquilo que é enraizado, que praticamente nasceu junto com a startup, incorporado de missão e visão de futuro, princípios éticos e valores, que acrescidos se  aprendizado diário, oriundo de seus sócios e fundadores e das práticas de mercado.

Persona é toda a adversidade que a cerca em seu cenário de atuação. É a forma como a organização é vista, percebida e reconhecida pela concorrência, pelo mercado e pelos stakeholders. Quanto mais alinhado estão DNA e Persona, mais equilíbrio e assertividade a organização consegue, mais rentabilidade e sucesso.

Como organizações são feitas por pessoas, creio que com certa tranquilidade e guardado as devidas proporções, consigo traçar um paralelo entre  ser humano e seu Genótipo e Fenótipo. Calma, eu explico; Genótipo é carga genética de um indivíduo, aquilo que ele herdou de seus antepassados, devidamente influenciado por fatores ambientais. Fenótipo são características  físicas, fisiológicas e comportamentais. DNA organizacional seria o Genótipo, Persona seria o Fenótipo.

Dá para entender agora como pessoas e organizações estão relacionadas?

Não precisa ser nenhum Jack Welch ou Peter Drucker para chegar a esta conclusão, que alinhamento de DNA e Persona é a equação fundamental para qualquer organização. Basta um convívio breve para averiguar a importância do alinhamento.

Em startups nascentes, um certo grau de miopia, desalinhamento, é tolerável em um primeiro momento, até no máximo seus primeiros seis meses, ano de atuação. Contudo corrigir e alinhar DNA e Persona é indicio real de amadurecimento, e quanto mais cedo isso ocorrer, melhor será. Startups só “decolam” de fato quando esse alinhamento for alcançado. Organizações desalinhadas em sua Persona e DNA apresentam baixa visão de futuro, time deficiente, processos inadequados, preço e soluções incompatíveis com a realidade de mercado, ou seja, deixam tem potencial baixo de lucratividade, quase nunca escalam, e dificilmente a médio prazo conseguem manter-se no mercado.

Uma outra característica importante é a sensação de valor agregado. Toda startup nasce com um ego exacerbado e seus mentores com humildade zero. Acreditam que podem mudar o mundo, e na verdade se tivessem as primeiras intempéries do mercado, tivessem constância de propósito, até eventualmente poderiam. De fato, de fato mesmo, é que a maioria não tem DNA talhado para dificuldades, é sua Persona é totalmente despreparada para o turbilhão de contratempos e dificuldades que é empreender. A sensação de “super-empreendedor”, que vai chegar aonde nenhum outro empreenedor jamais chegou, nada mais nada menos que uma simples ilusão.

Grande abraço

Marcelo A. Homem de Mello

CEO & Founder

TUDO Empreendedor

Homem de Mello – Desenvolvimento Humano, Organizacional e Coaching

– Publicações  protegidas pela legislação brasileira sobre direito autoral e propriedade intelectual. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa (seja@tudoe.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento do site, que prima pela integridade e pela qualidade, mantendo um padrão elevado em seus conteúdos. Se precisa copiar trecho de texto para uso acadêmico ou profissional, por favor, solicite-nos. Motores de busca, “robôs”, facilmente identificam plágio na internet. © Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC) Decreto-Lei n.º 63/85, Lei n.º 45/85, Lei n.º 114/91, Decreto-Lei n.º 332/9 e Decreto-Lei n.º 334/97.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com